O Circuito SESC de Artes está chegando em Birigui e Araçatuba!


Oi, gente! Tudo bem com vocês?

No dia 20/03, participei do Lançamento do Circuito Sesc de Artes no Sesc Pompeia, em São Paulo, a convite do Sesc Birigui. E a experiência foi incrívelll, tanto pelas companhias maravilhosas, quanto por tudo que presenciei naquele evento e, principalmente, por se tratar de arte!

Eu acho que realmente muitos artistas maravilhosos não são tão valorizados pela mídia, até porque ela é basicamente composta por meios de comunicação de massa, porém muitas vezes existem muitas coisas maravilhosas acontecendo pertinho de casa e a gente nem faz ideia, ou não se permite conhecer. 

O Circuito Sesc de Artes é um super evento gratuito e que acontece na rua, nas praças, enfim, em locais públicos, porque um dos objetivos do Circuito é justamente propor "a ocupação dos espaços públicos, ampliação das possibilidades de convivência, circulação de trabalhos artísticos e reflexões sobre outras relações possíveis entre centro e periferia."

Serão diversas apresentações artísticas de dança, música, teatro, literatura, cinema, dentre outras, em mais de 200 cidades do Estado de São Paulo. É MUITA coisa boa, pertinho de nossas casas e tudo é gratuito!

Uma curiosidade que achei muito legal sobre o Circuito é que são feitas caravanas para cada roteiro (cada roteiro se apresenta em algumas cidades e é composto por artistas de todos os gêneros) e eles vão traçando sua rota entre os roteiros assim como os artistas de antigamente, todos juntos!


Mas vamos lá, quando, onde e o que vai acontecer? Seguem as informações que o SESC me mandou:

CIDADE: Araçatuba 
DATA: 8 de abril, domingo
LOCAL: Praça Getúlio Vargas

Artes Visuais
Bruxinhas de Pano (SP)
Glória Viana
Oficina para construção e customização de bonecos/as de pano, também conhecidas como bruxinhas, especialmente no Nordeste. A arte-educadora Glória Viana orienta o público na construção e customização das peças com canetinhas, cola, bordados e amarrações. 

Literatura
Palavra + Imagem
Instituto Clio (SP)
Com um acervo variado de livros ilustrados, mediadores convidam o público para leituras individuais e/ou compartilhadas.

Cinema
Curtas de Animação da Pixar
Exibição de uma seleção dos curtas-metragens de animação criados pelo estúdio Pixar, responsável por grandes sucessos do cinema e atualmente parte da Walt Disney Pictures.

Circo
Kinematos
manoAmano (ARG)
Um rapaz entediado e uma moça excêntrica desenvolvem um jogo de cena que parte de técnicas circenses aparentemente simples e vai até números muito exigentes, sempre com muita interação com o público. A companhia argentina usa o humor junto com malabarismo, acrobacia, equilibrismo e outras habilidades do circo contemporâneo em uma linguagem urbana e atual.

Teatro
Cada Qual no Seu Barril
Cia. da Revista (SP)
Influenciado pela linguagem de personagens dos desenhos animados e do cinema mudo, o espetáculo da companhia paulistana é todo construído em dramaturgia corporal, sem qualquer texto falado. Livremente inspirado no livro de Ruth Rocha “Dois Idiotas Sentados Cada Qual no seu Barril”, o grupo utiliza técnicas de palhaço, dança e mímica dramática para interagir e divertir a plateia. 

Dança
Mané Boneco
Grupo Zumb.boys (SP)
A companhia de dança se inspirou nos bonecos conhecidos como Mané Gostoso, muito presentes em feiras do Nordeste, feitos com madeira e com pernas e braços articulados com cordões. Assim, o corpo dos intérpretes ganha movimentos como se fossem articulados por corda e que são facilmente reconhecidos pelo público, que também é convidado a entrar na brincadeira e participar da dança. 

Música
Emblues Beer Band (SP)
O grupo de Embu das Artes une a formação das tradicionais bandas de rua de Nova Orleans (EUA) com instrumentos não convencionais e a influência do jazz, blues, folk e da música regional brasileira. A banda é formada por Fábio Véio (trompete), Marcel Moreno (voz e violão), Juan Jarandilha (voz e ukulele), Ivan Valle (contrabaixo) e Rafael Massi (washboard).

CIDADE: Birigui 
DATA: 22 de abril, domingo
LOCAL: Praça Doutor Gama

Artes visuais
Caramba, Carimbo!
Editora Lote 42 (SP)
Sem restrições de idade, o público é convidado a montar um livro manualmente e usar a criatividade para construir o seu conteúdo a partir de uma ampla seleção de carimbos com padrões, texturas, figuras geométricas e trechos da literatura brasileira selecionados para a atividade. 

Redaria
Ju Bernardo (SP)
A instalação é formada por redes em macramê criadas pela artista, pernambucana criada no Grajaú, zona sul de São Paulo. O público é convidado a brincar e interagir com a construção das redes de fios coloridos. Cada novo fio e cada novo nó que vai ser apertado ou afrouxado vão formar um novo resultado nessa escultura de rede, que depende da criatividade de cada participante. 

Literatura
Leia - Biblioteca na Praça
Muda Práticas Culturais e Educativas (SP)
O espaço que recebe o Circuito Sesc de Artes também ganha uma biblioteca ao ar livre, com bancos e almofadas, além de uma seleção de livros especialmente escolhidos. O público poderá, inclusive, fazer a troca de livros e levar um exemplar para casa, desde que deixe outro nas estantes. 

Cinema
Cinema de Imersão – Realidade Virtual 
Em parceria com a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.
Com cinco filmes, o público é convidado a experimentar essa tecnologia imersiva que abre possibilidades de novas formas de contar histórias. Neste formato o espectador é o protagonista da ação, construindo seu ponto de vista sobre o filme.

Dança
Festim
Cia. Soma (SP)
A Cia. Soma faz uma mistura de danças brasileiras tradicionais, como o frevo, a caboclinha e a capoeira, com referências mais contemporâneas. O resultado é um espetáculo com coreografias bem-humoradas e festivas, baseadas na pesquisa de manifestações populares que as bailarinas Maria Eugenia e Marina Abib realizam desde 2008. As tradições estão presentes nos figurinos, nas máscaras e na trilha de “Festim”.

Teatro
Uma Irremediável Escolha
Grupo Desembargadores do Furgão (SP)
Nesta comédia de rua, o grupo paulista Desembargadores do Furgão mistura elementos populares brasileiros com máscaras e a música de Bali (Indonésia) para contar a história de um grande engano cometido por uma trupe de artistas. Os atores fazem um jogo com acrobacias, mágica e elementos do Topeng, uma dança balinesa que utiliza as máscaras como parte essencial do teatro.

Circo
O Cubo na Roda
Dupla GomesNinow (RJ)
Acompanhados por seu mico-leão azulado de pelúcia, Senhorita Ninow e Mister Gomes fazem um show de equilíbrio, manipulação de formas e muita comédia. Enquanto ele mostra sua habilidade com um cubo de alumínio, ela convida a plateia para participar ativamente do espetáculo, que muda a cada apresentação dependendo da interação do público e do local onde o picadeiro é armado. 

Música
Trio Sinhá Flor (SP)
Inspiradas pela música do Nordeste, as musicistas paulistas Carolina Bahiense, Cimara Fróis e Talita del Collado vem marcando seu nome no universo do forró, quase sempre dominado pelos homens. O Trio Sinhá Flor comemora dez anos com foco nos arranjos vocais das três integrantes, em um repertório dançante que vai de Luiz Gonzaga a releituras de Caetano Veloso e Gilberto Gil.

Essas mesmas atrações acontecerão nas cidades de Ilha Solteira e Andradina. Na primeira, o Circuito acontecerá na Praça da Integração, dia 20 de abril, sexta-feira. Em Andradina, dia 21 de abril, sábado, no CEU das Artes. Rua Monsenhor Victor Assuit – Benfica

Quanta coisa, né? E às vezes a gente pensa "não há nada cultural aqui na minha cidade...", pois tem, e tem bastante! Então vamos aproveitar, porque a cultura promove a igualdade, o conhecimento, o respeito, a integração e mais cultura! 

A programação completa vocês podem conferir aqui

Um beijo, e encontro vocês no #CircuitoSescdeArtes!