12 dicas sobre estudos

FONTE

O tema de julho do Desafio 12 meses 12 coisa do blog Lemao Doce é "12 dicas sobre algo", então resolvi dar 12 dicas sobre estudos para vocês, como boa nerd que sou. Já passei pelas fases "estudar para o vestibular" e "estudar para concursos públicos": ambas são difíceis e desgastantes, porém no colegial/cursinho sempre há várias pessoas com você, já a jornada concurseira é um pouco mais solitária (ainda mais quando você é novo e seus amigos estão em outra vibe). Enfim, listei 12 atitudes que se encaixam nas duas partes, e espero que seja útil para vocês!

1. Organize-se
Crie um planner de estudos, divida seus horários na semana e trace objetivos. 
Quando estudava para concurso, normalmente selecionava 2 matérias por dia + exercícios de gramática. No colegial, eu estudava todos os dias o que havia aprendido de manhã em sala fazendo as tarefas. 

2. Seja razoável nos seus objetivos diários
Não adianta colocar no papel que você vai fazer 200 exercícios por dia. Além de ser impossível, você acaba criando um sentimento de incapacidade e inutilidade. É melhor ser pé no chão e determinar algo que está ao seu alcance do que se frustar (mas também não vale ser relaxado)! 

3. Descubra qual método melhor se encaixa com você
Cada um se sente melhor e obtém resultados estudando de um jeito específico. Uns preferem estudar ouvindo música, fazendo fichas, assistindo a vídeo-aulas no YouTube. Desde que se mostre eficaz, tá valendo. Eu sempre gostei de estudar deitada (pasmem) e sempre através de livros e não computador; se deu certo, então é isso que importa. 

FONTE

4. Durma
Cara, dormir é importante demais. Na época de vestibulanda, eu precisava chegar da escola, dormir umas duas horas e aí sim começava a estudar, senão nada entrava na minha cabeça. Sem esquecer das oito horas diárias ou o máximo possível que você consiga chegar perto disso. 

5. Desligue
Não pense na mesma coisa 24 horas por dia. Dê um break em algum momento, saia, vá ao cinema, desligue da sua preocupação maior por um tempo - é saudável. 

6. Faça muitos exercícios
Sempre procurei fazer o maior número possível de exercícios. Quando estudava para concursos, fazia uns 40/50 de gramática todos os dias (além dos exercícios das matérias de cada dia). É uma maneira de praticar o que você leu e é bem menos entediante. Um site que me ajudou muito foi o Questões de Concursos



7. Crie suas próprias associações

O que me ajuda muito a ter uma ótima memória são as associações loucas que eu faço. Existem as prontas, da tabela periódica & cia., mas eu também criava as minhas. É bem pessoal, mas você pode tentar associar palavras a imagens, sílabas a palavras inteiras, memorizar frases e por aí vai. 

8. Cultive pessoas que te apoiam
Essa fase de estudos é um período bem difícil e muitas pessoas não entendem. Estar perto de pessoas que te apoiam, já passaram pelo que você passou ou simplesmente entendam e te deem espaço, é ótimo e essencial. 

9.  Resumos everywhere
Aprendeu algo novo? Faça um resumo. Vai estudar para uma prova? Faça um resumo. Tá de bobeira? Faça um resumo. E cole-os na parede do quarto, em frente à privada, deixe fórmulas em post its colados no espelho. Se joga nos resumos!! 

FONTE

10. Desfoque um pouco das redes sociais, mas também não as elimine do dia-a-dia
Às vezes a gente acha que excluir todas as redes sociais é o melhor a se fazer. Mas aí vem tipo aquela abstinência, como se você estivesse alheio a tudo. Continuar com as redes sociais e ficar só um pouquinho nelas te lembra de que tudo isso não é nada demais, que não há um pote de ouro lá. Assim, você não fica pensando que está perdendo algo, mantém contato com quem precisa, e de quebra sempre acaba descobrindo alguma coisa interessante que pode te ajudar lá na frente.

11. Siga blogs e instablogs sobre o tema
São pessoas que estão na mesma rotina que você e têm algo a compartilhar: dicas, palavras motivadoras ou situações parecidas. É bom para a gente sempre se lembrar que não está sozinho nesse mundão de livros, apostilas, vídeo-aulas e etc. Conheço o IG +Eu Vou Passei e adoro! 


12.Tenha fé em si mesmo
É uma rotina difícil e muitas vezes a gente chora, se descabela, pensa em desistir. Às vezes eu estava lá, fazendo um exercício de química e, do nada, começava a chorar desesperadamente, dizendo que seria justamente aquele exercício que me reprovaria. Sim, é loucura. Por isso devemos ter em mente sempre que somos sim, capazes, e que se não for hoje, será amanhã. Nenhum esforço é em vão e tudo que você passou ali estudando vai lhe ser útil um dia. Acredite muito na sua capacidade, porque um dia, sim, você chegara lá! 


Essas são minhas dicas, gente! Espero que elas ajudem vocês em algo! Um beijo e ótimo agosto para vocês!