Guia de sobrevivência desse mundo atual



Hoje é dia de textos e eu trouxe algo diferente... Nosso mundo é tão cheio de pessoas com más intenções, decepções e inveja, que decidi escrever um guia de sobrevivência dessa nossa realidade: pessoas que só se importam com as aparências, invejosas e que farão de tudo para te ver no chão. 

1. AS PESSOAS VÃO TE DECEPCIONAR - E MUITO
Não importa quem seja: um colega de classe ou um amigo de longa data. As pessoas são imaturas, ambiciosas e egoístas, e vão, em algum momento, decepcionar você. Mas não basta apenas saber que tais coisas vão ocorrer - nós devemos parar de esperar tanto dos outros. Ninguém tem a obrigação de nos fazer felizes, por mais que a gente queira. Só existe uma pessoa que deve fazer de tudo para te ver feliz: você mesmo. 

2. CONFIANÇA NÃO É FLYER QUE SE ESPALHA POR AÍ 
Sabe aqueles folhetinhos de propaganda que se joga em todo lugar? Não se deve fazer o mesmo com a confiança. Por mais que as pessoas aparentem ser confiáveis, verdadeiras e cheias de empatia, o erro é de quem confia cegamente em qualquer um. Eu consigo contar nos dedos em quantas pessoas consigo realmente confiar - e eles ocupam uma mão só. Dói muito perceber que alguém traiu sua confiança, então o melhor é ser o mais prudente possível. 

3. A INVEJA É RUIM
Não existe inveja boa - é uma contradição de termos (como disse Renato Russo sobre a guerra santa). Inveja não é nada mais que a tentativa de transmitir o máximo de negatividade possível. Tento ao máximo ficar longe das pessoas invejosas e sempre me policiar para que nenhum pensamento invejoso passe pela minha mente. 

4. ALGUMAS PESSOAS SÓ VIVEM DE APARÊNCIA
É triste dizer isso, mas já conheci pessoas que só se importavam com uma coisa: sua aparência. E então, essas pessoas constroem falsas amizades, relações e situações só para alimentar cada vez mais seu desejo superficial. Quem é o contrário disso sofre demais quando uma pessoa desse tipo cruza seu caminho. Eu demorei muito tempo para acreditar que existissem pessoas assim: infelizmente, elas existem.

5. TEM GENTE QUE NÃO QUER NADA ALÉM DE TE FERRAR
É péssimo escrever essas palavras, mas em algumas situações o indivíduo apenas quer te ver mal. Queimar seu filme, levar pessoas queridas suas para longe. É o tipo de gente que sente prazer em ver a dor alheia. Às vezes, essa pessoa é um combo: você confiou + ela só vive de aparências + e quer te ferrar. A diferença é que não vem com um brinquedinho assim como no McDonald's: vem dor de cabeça, tristeza e revolta. 

6. NÃO DEIXE AS RUINDADES ALHEIAS DEFINIREM QUEM VOCÊ É
Assim como Victoria Graysson diz em Revenge, "nós não podemos deixar que as coisas ruins definam quem nós somos". Por mais que as pessoas ajam de má fé conosco, nós não devemos fazer com que isso mude o curso de nossas vidas. Devemos aprender com os erros que o excesso de confiança e ingenuidade causaram e seguir em frente.  

7. ESPALHE O BEM
Não importa se alguém fez o mal para você; nós precisamos espalhar coisas boas, transmitir o bem. Acredito que o bem é cíclico e o que você faz de bom hoje aqui, será retransmitido amanhã em outro lugar. E nada, nada que você faz de bom ao próximo será em vão. A gente pode chamar de lei do Retorno, universo ou karma - o que importa é que colhemos o que plantamos.